Colorscape: Uma instalação de Francis Kéré

Atualmente em exposição no Museu de Arte Moderna da Filadélfia, o premiado arquiteto africano Diébédo Francis Kéré criou Colorscape, uma instalação feita com aço e fibras de cores vivas, para acompanhar sua primeira exposição nos Estados Unidos. A exposição é intitulada A Arquitetura de Francis Kéré: Construindo com a Comunidade, mostra uma retrospectiva da carreira do arquiteto, que inclui artefatos materiais, ferramentas e maquetes criadas para projetos de destaque na África e Europa.

Colorscape: Uma instalação de Francis Kéré - Imagem 2 de 23Colorscape: Uma instalação de Francis Kéré - Imagem 3 de 23Colorscape: Uma instalação de Francis Kéré - Imagem 4 de 23Colorscape: Uma instalação de Francis Kéré - Imagem 5 de 23Colorscape: Uma instalação de Francis Kéré - Mais Imagens+ 18

Colorscape: Uma instalação de Francis Kéré - Imagem 2 de 23
© Tim Tiebout. Cortesia de PMA

Francis Kéré foi criado na vila rural de Gando, em Burkina Faso, onde a arquitetura é projetada a partir de um processo transparente que envolve toda a comunidade. Kéré levou essas tradições que priorizam a comunidade em seu trabalho por todo o mundo, empregando conhecimentos e materiais locais para dar a seus edifícios um senso de lugar.

A exposição mergulha mais fundo neste processo de construção, exibindo uma seleção com curadoria de fotos e modelos de projetos de sua empresa, incluindo a loja Camper pop-up, a biblioteca escolar Gando e o Pavilhão Sensing Spaces, e três filmes interativos com clipes da infância de Kéré e a construção de seu projeto mais recente, a Escola de Ensino Médio Schorge.

Colorscape: Uma instalação de Francis Kéré - Imagem 4 de 23
© Tim Tiebout. Cortesia de PMA

A dinâmica Colorscape serve como a peça central da exibição; inspirado pela longa tradição têxtil e de tecelagem da Filadélfia, ela serve como exemplo de como utilizar um material simples de forma inovadora, cativando e unindo uma comunidade. A instalação usa cabos leves, fabricado localmente, que envolvem geometrias de aço pré-fabricadas, resultando em um efeito drapeado suave.

Colorscape: Uma instalação de Francis Kéré - Imagem 5 de 23
© Tim Tiebout. Cortesia de PMA

Quando colocados próximos ao espaço Perelman, no átrio do museu, as cores começam a se diluir e vibrar à medida que você se move em torno delas. Partindo da filosofia de projeto de Kéré, voltada para a comunidade, a construção simples de Colorscape não precisou de nenhuma ferramenta ou técnicas qualificadas, permitindo que as crianças da cidade pudessem participar em sua montagem.

Conceitualmente, a instalação se inspira nas contrastantes geometrias da aldeia africana e da cidade norte-americana. Sobrepondo o plano orgânico de Gando com a grade rígida de Filadélfia, Kéré mostra que, apesar das diferenças óbvias das duas cidades, você pode encontrar muitas semelhanças na forma como as sociedades usam arquitetura para proporcionar espaços sociais que vão do individual e privado ao coletivo e público.

Colorscape: Uma instalação de Francis Kéré - Imagem 8 de 23
© Tim Tiebout. Cortesia de PMA

Parte da série Creative Africa do Museu de Arte Moderna da Filadélfia, que destaca os temas da cultura e da comunidade encontrados na arte e arquitetura africanas, históricas e contemporâneas. A Arquitetura de Francis Kéré: Construindo com a Comunidade estará em cartaz até 25 de setembro.

Colorscape: Uma instalação de Francis Kéré - Imagem 14 de 23
© James Bassett-Cann

Créditos Colorscape:

Localização: Átrio Skylit, Edifício Perelman, Museu de Arte da Filadéfia

Arquitetos: Kéré Architecture, Diébédo Francis Kéré

Equipe de Projeto: Adriana Arteaga, Blake Villwock (arquitetos responsáveis), Daniel Heuermann, Nanna Friis

Cliente: Museu de Arte da Filadélfia (PMA)

Produção / Gerenciamento de projeto: Jack Schlecter, Jamie Montgomery, James Bassett-Cann (PMA)

Curadores: Kathryn B. Hiesinger, Colin Fanning (PMA)

Áudio/Vídeo: Stephen Keever (PMA)

Colaboradores: estudantes de graduação em Arquitetura da Universidade da Pennsylvania (sons)

Fabricantes: Museu de Arte da Filadélfia (cabos e estrutura), Moorland Studios (metal)

Voluntários: Equipe PMA e voluntários, Jovens Amigos do Conselho Executivo do Museu de Arte da Filadélfia e comitê do evento, e visitantes do museu.

Fornecedor: Gladding Braid

Patrocinadores: The Pew Center for Arts & Heritage, Institute of Museum and Library Services, The Arlin and Neysa Adams Endowment Fund, The Kathleen C. And John J. F. Sherrerd Fund for Exhibitions, Osagie e Losengelmosogie

Colorscape: Uma instalação de Francis Kéré - Imagem 11 de 23
© Tim Tiebout. Cortesia de PMA

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Colorscape: Uma instalação de Francis Kéré" [Francis Kéré Creates Installation from Brightly Colored Thread for First U.S. Retrospective] 17 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791326/colorscape-uma-instalacao-de-francis-kere> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.